terça-feira, 1 de julho de 2008

"Depois do ensino médio: cada um por si!!

É muito fácil as pessoas dizerem que o jovem não pensa no futuro,que não quer estudar etc... Mas e os que querem e tem que pagar mensalidades abusivas das universidades..
A cada ano a concorrência nas federais estão mais acirradas e quando vão fazer uma particular tem mensalidades entorno de mil,1.500 reais. Aqui no RS[só p/ vc ter um idéia!] a mensalidade da Ulbra em medicina é 4.900 reais[não!você não está enxergando demais!rs] é isso mesmo quase cinco mil reais e ainda para ela tirarem a nota mínima no ENADE(aff..)
Esses dias conversando com uma conhecida comentei sobre o valor da mensalidade de jornalismo na PUC e ela me alegou:
- A PUC é a melhor em jornalismo e sem contar que saem muitos jornalistas daqui para trabalhar em SP,RJ...

E????

Até compreendo o que ela disse,mas não dá direito de ter mensalidades abusivas desse jeito. Uma ex-colega minha,a Fran quer fazer designer e além de ter poucas faculdades[espm,ulbra,unisinos e feevale/ a mensalidade é entorno de 2 mil reais. Quem é a criatura uqe vai ter isso para pagar? só quem é sustentado por mãe e pai,né?!

Assim,o jovem tem que estudar igual a um condenado para passar na UFRGS e se não consegue entrar numa particular e muitas vezes sem saber se vai conseguir pagar.
Por isso que hoje em dia tem tantos "créditos universitários" que paga 25,50,75% da sua facul,mas quando vc termina tem que pagar sem contar os juros que tem em cima!!

Agora me diga o número de universitário está crescendo? sim!Muitos dos que estão entrando estão concluindo o curso???
Esses dias li no jornal que o MEC está investindo 300 milhões nas universidades gaúchas e que a maioria dessa verba é para criação de cursos noturnos. Espero que isso seja aconteça pq estamos tãão preocupados com o ensino fundamental e médio que pouco se houve falar sobre o ensino superior,então quer dizer que depois que termina o ensino médio é cada um por si!! Criam as tais cotas[que favorecem uns e desfavorecem outros!],mensalidades abusivas nas particulares,universidades com cursos integrais em que vc n~pode trabalhar etc.. Aonde isso vai parar???


Isso está prejudicando nos mesmos e se não mudarmos isso,cada vez menos teremos alunos concluindo o ensino superior.
E sem universitários teremos menos mão-de-obra qualificada e isso desencadeia um monte de coisas..aff!



fê, que foi aprovada em jornalismo na PUC cuja mensalidade é entorno de 1.200 reais!!!


besos!!!

boa semana \o/























='P

Um comentário:

Paula § Danna disse...

Eu nem ia comentar essa matéria, porq vc já falou tudo.. mas vou servir de exemplo aqui...
Terminei o ensino médio em 2005, e até agora nada de faculdade, porq estou tentando passar nas únicas (duas) públicas de goiânia... pagar uma particular, é f...
sem contar que as empresas preferem contratar formandos de rede pública, segundo eles, estes sãos os esforçados, é mole?!

Só se que se não passar nesse ano, terei que me virar nos trinta pra ter um curso superior...
como diz vc: tô na fé!

bjsss nanduxa!!
saudadesssssssss